1° Ano

Professoras: Soliany, Isis e Silviane

Lanterna Chinesa

Quase tão antigas quanto a história da China, as lanternas chinesas devem datar de antes de 250 AC, e são um dos mais importantes símbolos chineses.

Nem sempre a lanterna foi usada para decoração e atrair prosperidade nas festividades chinesas, como o Ano Novo. Ela se originou como uma melhoria para manter o fogo usado como iluminação, já que o papel protegia a chama de ser apagada pelo vento e ainda oferecia uma forma mais difusa de luz.

Mas essa luz difusa acabou por estimular a criatividade das pessoas que começaram a enfeitar as suas lanternas, e logo isso se tornou uma espécie de ‘competição’. E a coisa se tornou tão séria, que os melhores projetos, com exceção dos reservados para o Palácio Imperial, tornaram-se propriedade pública. E ser escolhido para pertencer ao Imperador consistia numa honra suprema.

Para a sociedade chinesa as lanternas passaram a ser um símbolo das grandes celebrações. E a mais popular até os dias de hoje é o ‘Festival das Lanternas’, que acontece no último dia de celebração do Ano Novo Chinês, como sendo um ‘gran finale’ dos 15 dias de festa.

Os alunos dos 1º anos foram desafiados a criarem uma lanterna chinesa de papel, com imagens vazadas. A parte vazada foi sobreposta por papel celofane ou seda colorido.

(41) 3314-8050

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • YouTube ícone social