2022 - Bases da hereditariedade - Profª Samara

Na última semana, os alunos da disciplina de Biologia participaram da aula prática “Bases da hereditariedade”, ministrada pela Profª Samara.


Em mais uma aula de laboratório, os estudantes do 3º ano realizaram uma atividade onde os objetivos eram reconhecer os princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias e identificar, em lâminas histológicas animais e vegetais, as fases da divisão celular, as células sexuais e as estruturas relacionadas à formação dos gametas. Os alunos discutiram sobre fatores hereditários, segregação dos cromossomos, gametogênese e associaram esses temas às Leis de Mendel, estudadas previamente.


Gregor Mendel é considerado o ‘Pai da Genética’, título que conquistou tardiamente - o monge morreu em 1884, antes de ver sua obra valorizada. Certo dia, conversando com um colega, disse uma frase profética: “Meu tempo virá”.


Em 1900, o ‘tempo de Mendel’ veio - a obra do monge cientista foi revista, adquirindo a importância que lhe era devida. Seus trabalhos desempenham uma função única sobre como estudamos a Genética até hoje. Viveremos o tempo de Mendel para sempre.