7° Ano

Professoras: Elenize e Silviane

Teatro de sombras

A sombra sempre foi, desde os tempos mais remotos, motivo de curiosidade e inspiração devido sua semelhança com o sonho e à sua natureza instável e etérea. O teatro de sombras é uma arte muito antiga que consiste na manipulação de bonecos e objetos, entre uma luz e uma tela.

Existe uma lenda chinesa a respeito da sua origem. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade, surgindo o teatro de sombras.

Sendo umas das primeiras atividades remotas realizadas pelos alunos do 7ºano, a proposta foi de experimentação e criação de uma cena ou uma breve narrativa com  sombras, explorando a improvisação e criatividade com os materiais disponíveis em casa.

(41) 3314-8050

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • YouTube ícone social