2022 - Simulado de abandono de prédio

Os locais de reunião de público constituem importante foco de preocupação do Corpo de Bombeiros do Paraná, uma vez que o pânico pode ser instalado em virtude da ocorrência de emergências, gerando tumulto durante a saída das pessoas da edificação, o que pode resultar em pessoas feridas e até mortas, não só devido ao fato gerador da emergência, mas em virtude do pânico e tumulto gerados. A gravidade dessa situação é potencializada se houver a presença de crianças e adolescentes nesses locais de reunião de público.


Nas escolas, muito embora não sejam classificadas como locais de reunião de público, há a presença de grande quantidade de pessoas: alunos, professores, educadores, entre outros. Assim, a preocupação com a saída segura das pessoas dessas edificações é tema relevante e que merece nossa atenção.


O Programa Brigadas Escolares tem como objetivo fundamental a proteção desses valores, mantendo a comunidade escolar segura em situações de risco, realizando treinamentos pautados em boas práticas nacionais e internacionais, compondo um grupo de servidores para atuação emergencial e instalando equipamentos mínimos que possam apoiar eventuais ações emergenciais na escola. Por meio do Plano de Abandono Escolar e de suas simulações, o Programa vislumbra a preparação da comunidade escolar para atuar de modo seguro numa situação em que haja a necessidade de saída emergencial da edificação escolar, chegando a níveis de segurança comparáveis aos dos países mais desenvolvidos.


Confira o nosso álbum de fotos da simulação do abandono de prédio, realizado no dia 23/02