Proposta Pedagógica

Ensinar para construir sentidos, competência, produzir significados. Educar para a vida significa contextualizar, relacionando a teoria com a prática, mostrando ao aluno que os conteúdos têm a ver com a vida prática, para reconhecer a importância de aplicá-los na vida real.

No caso do CPM, exemplos de contextualização são a disciplina, a honra e a hierarquia, valores fundamentais que devem ser vividos, estimulados e mantidos por todos, de forma que nossos alunos possam viver e compreender esses valores, pois são interdisciplinares e podem ser exercitados nas suas vidas.

O CPM é uma escola que assume a pedagogia tradicional, com concepção de sociointeracionista, que vem ao encontro da filosofia da instituição.

Essa concepção adotada pela escola implica ação e reação. O Colégio tem como um dos objetivos integrar o aluno à sociedade, demonstrando a ele norma de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis à vida comunitária, fiel à nossa filosofia. Esse aluno irá adquirir uma identidade social de cunho moral, que facilitará sua adaptação na sociedade. Sendo assim, o mesmo levará o ensinamentos para a vida real.

Com a participação do aluno, dos pais e da escola, o colégio proporciona desenvolvimento intelectual ao educando por meio de aulas, exposições, momentos culturais, visitas monitoradas, palestras e outros. Assim, o aluno tem a oportunidade de interagir com assuntos reais e o CPM corresponde aos anseios da comunidade escolar.

O Colégio tem como um dos objetivos integrar o aluno à sociedade, demonstrando a ele normas de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis à vida em comunidade, fiel à nossa filosofia. Esse aluno irá adquirir uma identidade social de cunho moral que facilitará a adaptação à vida militar, caso assim deseje, e aqueles, cujas ambições sejam outras, levarão esses ensinamentos por toda a vida. Com a participação do aluno, dos pais e da escola, o Colégio proporciona desenvolvimento intelectual por meio de exposições, momentos culturais, visitas monitoradas, palestras, entre outras ações, assim, o aluno tem a oportunidade de interagir com assuntos reais, dessa maneira, o CPM pretende atender aos anseios da comunidade escolar.

(41) 3314-8050

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • YouTube ícone social