UNIFORMES

FARDA

DIÁRIA DE VERÃO

Usada por todos os discentes, diariamente, de acordo com o calendário de atividades.

 

Composição

 

a) Masculino

Boina preta, camisa azul mescla, calça chumbo, cinto preto, fivela prata, sapatos pretos e meias pretas.

 

b) Feminino

Boina preta, camisa azul mescla, calça chumbo, cinto preto, fivela prata, sapatos pretos e meias pretas.

DIÁRIA DE INVERNO

Composição

 

a) Masculino

Boina preta, camisa azul mescla, calça chumbo, cinto preto, fivela prata, sapatos pretos, meias pretas, pulôver de lã cinza.

 

Opcionais: cachecol preto liso a ser utilizado de forma a cruzar o peito em “X”, luvas pretas, blusa somente na cor branca gola “V” por baixo da camisa da farda, desde que velada, e jaqueta de nylon cinza (a utilização dessas peças será normatizada em Norma Reguladora).

 

b) Feminino           

Boina preta, camisa azul mescla, calça chumbo, cinto preto, fivela prata, sapatos pretos, meias pretas, pulôver de lã cinza.

 

Opcionais: cachecol preto liso a ser utilizado de forma a cruzar o peito em “X”, luvas pretas, blusa somente na cor branca gola “V” por baixo da camisa da farda, desde que velada, e jaqueta de nylon cinza (a utilização dessas peças será normatizada em Norma Reguladora).

DE GALA

Composição

 

a) Masculino

Boina, jaqueta em gabardine branca, calça chumbo, cinto preto, sapato preto, meias pretas, forragê amarelo, platina bordada e luvas brancas.

 

b) Feminino

Boina, jaqueta em gabardine branca, calça ou saia chumbo, cinto preto, sapato preto, meias pretas (com calça), meias finas (cor fumê, com saia), forragê amarelo, platina bordada e luvas brancas.

AGASALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Utilizado por todos os discentes durante as aulas de Educação Física, treinamentos e outras representações determinadas pelo CPM.

 

Composição

Jaqueta e calça do agasalho, camiseta branca em malha manga curta, tênis branco e meias brancas.

Opcionais: cachecol preto liso a ser utilizado de forma a cruzar o peito em “X”, com as pontas voltadas para dentro da blusa. As luvas devem ser pretas. A blusa somente na cor branca gola “V” por baixo da camiseta, desde que velada, moletom manga longa exclusivo do CPM e jaqueta de nylon cinza (a utilização dessas peças será normatizada em Norma Reguladora).

 

Observação: As alunas poderão fazer uso de "Top" nas cores branco ou bege.

 

Observação: Não é permitido o ajuste do uniforme (farda e agasalho) de modo a ficar apertado ou com alterações no design da calça (skinny), bem como fica proibido amarrar jaqueta ou blusa na cintura. O aluno e seu responsável, quando da compra do uniforme, devem se atentar para que este fique confortável para as atividades escolares.

CALÇADOS

 

Composição

 

a) Masculino

Sapato em couro ou similar sintético, preto, liso e sem detalhes ou pingentes, sem verniz, com sola de borracha ou antiderrapante, com ou sem cadarços para amarras. Poderão ser utilizados borzeguins e coturnos padrão PMPR. Os calçados deverão permanecer limpos, engraxados e lustrados. Outras possibilidades serão definidas em Norma Reguladora.

 

b) Feminino

Sapato em couro ou similar sintético, preto, liso e sem detalhes ou pingentes, sem verniz, com sola de borracha ou antiderrapante, com salto de no máximo 3 cm de altura, com ou sem cadarços para amarras, sendo proibido o uso de sapatilhas. Poderão ser utilizados borzeguins e coturnos padrão PMPR. Os calçados deverão permanecer limpos, engraxados e lustrados. Outras possibilidades serão definidas em Norma Reguladora.

TÊNIS

 

Os tênis devem ser de cor branca e cadarços brancos, podendo conter, no máximo, detalhes discretos em azul, cinza ou preto. Os tênis e cadarços devem permanecer constantemente limpos.

BOINA

 

A boina deverá ser vestida utilizando como referência seu fio, o qual deverá ser centralizado à parte posterior da cabeça, sendo proibida a lateralização da boina

APRESENTAÇÃO PESSOAL

Masculino

 

1) Corte de cabelo: A revista do corte de cabelo será realizada no dia 05 de cada mês e/ou a cada retorno de férias. Quando esse dia coincidir com final de semana ou feriado, a revista se dará no 1º dia letivo subsequente. Exceções serão definidas pelo Comando. O padrão de corte deve seguir o estilo meia cabeleira baixa. Na parte lateral e de trás da cabeça, corta-se com máquina número 02; na parte superior da cabeça, corte baixo à tesoura, similar à máquina número 04; na nuca o corte segue normal. As costeletas devem ser naturalmente aparadas, conforme modelo. O cabelo deverá ser penteado, não podendo cobrir a testa, de forma a constituir franja, nem apresentar topete ou similares. Não poderá ser utilizado cabelo totalmente raspado, tampouco tinturas, a exemplo de luzes, reflexos ou similares, nem colorações. Ficam vedados cortes ou penteados em que o cabelo passe a conter desenhos, palavras, tranças, apliques, alongamentos ou similares. Observação: O bigode e a barba devem ser raspados.

2) Adereços: Fica vedado o uso de brincos, piercing, alargadores e similares quando uniformizados. As pulseiras, correntes e similares deverão ser constituídas de partes pequenas e/ou estreitas, na cor dourada ou prateada, de maneira a assegurar a necessária discrição, e terão seu uso limitado a 1 (uma) peça disposta sob a farda, não sendo permitido o uso de correntes quando da utilização do uniforme de Educação Física.

Anéis, alianças e similares devem ser lisos, baixos, sem saliências e constituídos de partes pequenas e/ou estreitas, sendo restritos a no máximo 1 (uma) peça.

Feminino

1) Cabelo: Poderá apresentar-se curto e/ou desbastado e, ao ser preso, deverão ser utilizados elásticos pretos ou brancos, e/ou presilhas (tic-tac) pretos ou brancos, de tamanho pequeno e de forma discreta, sem quaisquer tipos de pedras ou similares, seguindo a cor do elástico quando da utilização do mesmo; o tic-tac na cor prata também poderá ser utilizado quando do uso ou não do elástico. Quando da utilização de cobertura (boina), deverá o cabelo ser preso com coque redondo clássico e bem fixado, sem fios soltos, deverá ser disposto abaixo da linha da boina e, obrigatoriamente, com rede para fixação, a qual deverá ser preta ou da cor do cabelo. O rabo de cavalo, feito na forma simples, ou trança no prolongamento do rabo de cavalo, deverá ser utilizado centralizado quando do uso do uniforme de Educação Física.  Ficam vedados cortes ou penteados em que o cabelo passe a conter desenhos, palavras, dreads, tererês, rastafáris, tranças embutidas ou similares.  As alunas que possuem cabelos crespos terão suas características individuais respeitadas dentre cada tipo de cabelo. As alunas, que tenham dúvidas sobre qual a melhor forma de arrumá-los, dentro dos padrões estabelecidos neste Manual deverão procurar a Direção de Turno para dirimi-las. Não poderão ser utilizados processos de tinturas cujas colorações fujam ao tradicional ou comumente usados, tais como: verde, laranja, azul, rosa, platinado e outros; quando da realização de mechas, essas deverão combinar com a cor predominante do cabelo, ou seja, deverão ser do tom do cabelo. Fica proibido o uso de tiaras, arcos, faixas, laços ou similares. O uso de franja fica facultado no máximo até a linha superior da sobrancelha, evitando-se prejudicar a visão.

2) Adereços: Os brincos deverão ser pequenos, ficando restrito o uso a no máximo 01 (um) par, desde que disposto no lóbulo inferior da orelha. Os anéis ficarão restritos a duas peças desde que lisos, pequenos e baixos, sem saliências ou exageros nas pedras e/ou detalhes, sendo proibidos anéis de falange distal. Fica vedado o uso de gargantilhas (ex: choker). As pulseiras e correntes deverão ser constituídas de partes pequenas e/ou estreitas, na cor dourada ou prateada, de maneira a assegurar a necessária discrição, e terão seu uso limitado a uma peça disposta sob a farda, não sendo permitido o uso de correntes quando da utilização do uniforme de Educação Física (agasalho).

MAQUIAGEM

 

Fica facultado o uso de maquiagem; em caso de utilização, deve ser em tons discretos, combinando com a tonalidade da pele. Quando do uso de rímel nos cílios, este deve ser de forma moderada.

UNHAS

 

As unhas das mãos deverão ser aparadas de maneira a não atrapalhar as atividades escolares (limitadas ao tamanho que não ultrapasse a ponta dos dedos). O uso de esmalte só será permitido em tons discretos como branco, francesinha, rosa claro, lilás claro e nude.

(41) 3314-8050

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • YouTube ícone social