2021 - Palestra sobre a Ecobarreira por Diego Saldanha

No dia 2 de dezembro, tivemos uma palestra sobre a Ecobarreira, criada por Diego Saldanha. Ele contou que aprendeu a nadar no rio Atuba, que passa nos fundos da sua casa, em Colombo.


Na sua infância, o rio era limpo e em sua memória reside um cenário completamente diferente da realidade atual. As águas ficaram sujas com o passar do tempo e hoje podemos dizer que virou um depósito de lixo a céu aberto.


Disposto a mudar essa realidade, e quem sabe um dia nadar novamente no rio Atuba, Diego decidiu limpar o trecho que passa perto de sua casa, pelo menos por enquanto, bem ao lado de onde moram os pais dele. Pesquisando, ele encontrou maneiras simples, mas eficientes, de reverter a situação do rio. No início de 2017, Diego reuniu centenas de garrafas pet de dois litros em uma rede, criando uma barreira flutuante às margens do Atuba, unindo uma margem a outra: nascia a Ecobarreira.


Desde que a ecobarreira foi construída, em janeiro de 2017, Diego estima ter retirado cerca de 3 toneladas de lixo das águas do rio. Dessa forma, a barreira criada por Diego é um instrumento importante de conscientização.


Confira o seu canal do projeto no YouTube pelo link:


Confira o álbum de fotos do evento: