top of page

2022 - Apresentações dos grupos Ryukyukoku Matsuri Daiko e Ítalo

No dia 11 de maio de 2022, fomos agraciados com a presença grupos Ryukyukoku Matsuri Daiko e Ítalo. Só temos a agradecer por terem tornado esse dia tão especial e absolutamente inesquecível ao compartilharem experiência e cultura.


Ryukyukoku Matsuri Daiko

O Ryukyu Koku Matsuri Daiko é um grupo de sosaku eisa. Em tradução literal, "Tambores festivos do reino de Ryukyu”, o grupo foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de manter viva a cultura e as tradições locais. Dentre as várias manifestações artísticas e culturais, foi o Eisá a base para que este ideal se concretizasse. Mas o grupo não se limitou apenas às músicas tradicionais, incluindo, em suas apresentações, ritmos contemporâneos e variados. No Brasil existem 10 filiais do Matsuri-Daiko. 4 delas situadas em São Paulo capital, uma em Guarulhos (SP), uma em Campinas (SP), uma em Brasília (DF), uma em Campo Grande (MS), uma em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR).



Ítalo

O Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade foi fundado em 22 de agosto de 1986, fruto da vontade e disposição de um grupo de moradores de Santa Felicidade em manter vivos os costumes e tradições dos imigrantes italianos que colonizaram o bairro, há mais de 140 anos. Desde o início, o foco de trabalho tem sido a dança folclórica, expressão da cultura popular marcada pelos ritmos, passos, trajes e pela grande animação que é característica do povo italiano.



Veja o nosso álbum de fotos:


bottom of page